O Rio de Janeiro não é uma cidade só

Vários outros mundos que ainda não tive o tempo de descobrir….

por Johanna Thomé de Souza*

JOHANNATDS - CIDADE MARAVILHOSA

ilustração ©JohannaThomédeSouza

O Rio de Janeiro não é uma cidade só. Nela cabem várias. Esse desenho apenas representa uma ínfima porção dessa cidade, aquela que mais frequentei, mas ainda falta a Zona Norte, o Recreio, a Zona Oeste… Vários outros mundos que ainda não tive o tempo de descobrir.

JOHANNA - Religião

ilustração ©JohannaThomédeSouza

Nasci e fui criada na França, país laico onde a separação entre a religião e o Estado foi definida há mais de um século, em 1905.

Quando soube que o Brasil era laico também, por Constituição, fiquei boquiaberta. Simplesmente não acreditei.

Deus está em qualquer canto : na fala : “Graças a Deus”, “Se Deus quiser”, na Câmara dos Deputados com a bancada evangélica, na paisagem com o Cristo Redentor olhando pela cidade, até em etiquetas de calcinha “produto abençoado por Jesus” (VERDADE).

E o que achei mais interessante é a mistura de crença, você pode ser católico mas frequentar um terreiro, se considerar como ateu mas prestar homenagem a Iemanjá e participar do cortejo a São Jorge.

JOHANNATDS - VILA MIMOSA

ilustração ©JohannaThomédeSouza

Descobri o porto pirata três anos depois de ter chegado ao Rio, nunca tinha visto uma coisa parecida aqui. As pessoas, como elas se vestiam, o lugar, o ambiente… Tudo era muito diferente do que tinha conhecido até lá. Como se eu tivesse aberto uma porta secreta que me revelasse um outro aspecto do Rio. Um Rio rock’n’ roll, rebelde, alternativo.

Johanna Tome de Souza - Dona Mulata e Triunfo

ilustração ©JohannaThomédeSouza

Johanna desenhou o primeiro espetáculo de teatro no Quilombo Urbano da Pedra do Sal, intitulado “Dona Mulata e Triunfo” (site oficial www.10pt.org/fui)

Johanna Thomé de Souza*

Durante os três anos em que passou no Rio de Janeiro, Johanna Tomé de Souza passou os dias retratando a cidade, suas paisagens e seu cotidiano. Johanna Thomé de Souza é ilustradora gráfica freelancer . Vive entre Paris e o Rio, com seu cavaquinho debaixo do braço e os seus cadernos em na mochila. Para conhecer melhor o trabalho da Johanna visite: www.facebook.com/johannatdsarts