projeto mim'delo /

mindelo

A ilha de São Vicente em Cabo Verde, África Ocidental, tem sido ao longo dos anos considerada uma ilha ensolarada e habitada por pessoas descontraídas e festivas. De acordo com Joaquim Vieira Botelho da Costa, Governador da Ilha de São Vicente no século XIX, “Este povo, como o de toda a província, é muito amante de festas e folgares, para o que aproveitam todo e qualquer pretexto.”
Contudo, hoje em dia, devido ao desemprego, ao crescente fosso entre ricos e pobres e à falta de alternativas, o número de jovens marginalizados está a aumentar. São também eles os mais vulneráveis ao abandono social, à entrada no mundo do crime e ao consumo de drogas.

Localização do Mindelo

“mim'delo” reflecte a luta dos jovens de todo o mundo, quer em Moscovo, Manila, Manágua, Mombasa - ou Mindelo!
Com uma divulgação eficaz e uma multi-plataforma de distribuição, o documentário pode produzir um efeito de ‘bola-de-neve’ nos jovens de todo o mundo, unindo-os com a juventude do Mindelo através das artes performativas, da música e da narração audiovisual. Colectivamente, eles podem ajudar-se mutuamente para enfrentar os estigmas de isolamento, alienação e abandono.

Mindelo, entre a ficção e a realidade (artigo de Ana Cordeiro)

Sobre o documentário mim'delo (artigo de Miguel Pinheiro)

Recordo de algum tempo em estudos que me passaram pelas mãos sobre algumas ilhas do Pacífico, ter sido confrontado com realidades semelhantes.

Alberto Vieira, Director do Centro de Estudos da História do Atlântico (CEHA), sobre “mim'delo”

“Toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta, inventor de qualquer coisa que não havia no mundo ainda...”

Agostinho da Silva

um projecto 10pt Plataforma das ONG's de Cabo Verde
-->

+ projetos 10pt